Dicas Úteis

· Para tirar cheiros em geral das mãos, (p.ex. peixe, alho, cebola) nunca use detergente ou sabão.
Experimente lavar as mãos com água enquanto esfrega nelas uma colher de inox ou uma faca (do lado contrário ao da lamina claro) como se fosse uma barra de sabão. O cheiro desaparece como por magia!!
Outro truque para tirar o cheiro a alho das mãos é esfregar com salsa ou com borras de café.

· Para não chorar ao cortar a cebola existem vários truques.
Espete na ponta da faca um pedaço de pão (o pão vai “absorver” o ácido da cebola que nos faz chorar);
Experimente também cortar a cebola fresca, ou seja, coloque previamente a cebola descascada na geladeira;
Corte a cebola debaixo de água fria.

· Para verificar a qualidade do ovo: pegue uma travessa funda e encha com 1 litro de água e 100gr. de sal. Mergulhe os ovos e observe, os ovos que afundarem estão bons para consumo, os ovos que boiarem, devem ser descartados.

· Para um prato que ficou muito salgado, junte-lhe uma batata crua partida. Deixe ferver um pouco. A batata vai absorver o sal em excesso.

· Dê um toque especial ao café acrescentando um pauzinho de canela. O café vai ganhar um sabor e um aroma verdadeiramente diferente e saboroso.

· Batendo as claras, os ovos devem estar com a temperatura ambiente. Se conservar habitualmente os ovos na geladeira, tire-os meia hora antes de  bate-los. Se quiser claras bem firmes junte também uma pitada de sal quando for bater.

· Quando cozinhar as verduras, coloque uma colherzinha de açúcar. Ajuda a manter a cor e o sabor das verduras.

· Para a alface ficar bem fresquinha e crocante, na água onde vai deixar de molho, acrescente sumo de limão e gelo. Depois, é só secar e servir.

· Para dar um gosto especial aos bolos, acrescente uma raspa de casca de limão ou laranja.

· Para evitar que os frutos do mar fiquem muito duro, não coloque sal durante a cozimento, deixe para salga-los depois de pronto. Isso garante que eles não fiquem duro, mas sim macio!

· Para o polvo ou anéis de lula ficarem tenros, quando o for cozer, junte na água uma rolha de cortiça.

· Para retirar o sabor ácido do pepino, corte as extremidades do pepino e esfregue com alguma rapidez esses contra o corpo do pepino em movimentos circulares.

· Para evitar que o azeite ou o óleo salpique quando fizer fritos, acrescente uma pitada de farinha de trigo à gordura já quente.

· Frite os bifes na margarina, em vez de óleo. Eles não encolherão e ficarão bem mais macios.

· Para tirar o amarelado escuro de dentro da panela, leve a ferver um pouco de água misturada com bicarbonato de sódio ou limão cortado.

· Para reduzir o cheiro de peixe no ar, ponha um pouco de sumo de limão no óleo em que vai fritar o peixe.

· Para um omelete mais leve e saboroso misture um pouco de leite aos ovos enquanto bate. Ela ficará mais leve, cremoso e crescerá mais.

· Se você quiser que o peixe congelado fique com sabor de peixe fresco, descongele-o diretamente no leite.

· Se for guardar na geladeira metade da cebola, passe sobre o corte um   pouco de manteiga, assim evita que ela resseque.

· Para absorver a umidade do sal, misture ao sal do saleiro alguns grãos de arroz ou feijão.

· Escame o peixe segurando-o sempre na cabeça e nunca pelo rabo, pois amolece. O sentido em que este deve ser escamado é sempre do rabo para a cabeça e não ao contrário.

· Para limpar o micro-ondas coloque lá dentro metade de um limão, ponha-o a funcionar numa potência média durante 1 minuto. Abra-o e limpe com um pano seco.

· Para tornar o pão amanhecido mais fresco, como se fosse do próprio dia, faça o seguinte: borrife-o com leite, embrulhe-o em papel manteiga e leve-o ao forno. Vai ver que é como se estivesse comendo um pão fresquinho.


·
As azeitonas devem ser sempre conservadas num recipiente cheio de água de modo a que fiquem totalmente cobertas. Se o fizer em água salgada é ainda melhor.

·
Ao empanar Frango, Carne ou Peixe, o correto é utilizar a farinha suficiente para a quantidade certa de empanados, caso sobre, peneire-a e mantenha em uma vasilha etiquetada para qual finalidade deverá ser usada no futuro (Frango, Carne ou Peixe). Nunca utilize a farinha de uma carne na outra, para evitar a contaminação cruzada.

 
Nossa meta é tentar te servir sempre melhor.
  Site Map