VITAMINAS  NOS  ALIMENTOS

VITAMINA - A (retinol)

FONTE:

Gema de Ovo, Salmão, Figado, Sardinha, Cenoura, Beterraba, Caqui,  Melão, Espinafre, Leite, Manteiga, Batata Doce, Couve, Alface, Queijos, Escarola, Salsa, Cenoura, Pimentão, Agrião, Tomate, Manga, Mamão, Banana.

IMPORTANCIA:

Manutenção da Visão, Funcionamento adequado do Sistema Imunológico, Combate às infecções na Pele e aos Cabelos, Estimula a formação da Dentina e do Esmalte.

VITAMINA - B1 (tiamina)

FONTE:

Pão integral, Trigo, Peixe, Nozes, Frutas, Feijão, Cereais integrais, Batata, Levedo de cerveja, Figado, Carne de Porco, Gema de Ovo, Verduras Amargas, Amendoim, Aveia, Ervilha, Maça, Pêra, Ameixa, Pêssego.

IMPORTANCIA:

Favorece o crescimento, Aumenta o apetite, Estabelece o equilibrio do sistema nervoso, dos músculos e do coração.

VITAMINA - B2 (riboflavina)

FONTE:

Arroz, Aveia, Cevada, Trigo, Levedo de cerveja, Leite, Ovos, Figado, Semente de Girassol, Ervilhas, Todas as Couves, Repolho, Ameixa, Pêra.

IMPORTANCIA:

Protege a Pele, os Olhos, a Boca e os Cabelos.

VITAMINA - B5 (ácido pantogênico)

FONTE:

Figado, Cogumelo cozido, Milho, Abacate, Carne de galinha, Ovos, Leite, Batata, Ervilha, Couve, Couve-Flor, Tomate, Cereais de grão, Geléia Real.

IMPORTANCIA:

Ajuda a controlar a capacidade de resposta do corpo ao Stress e no metabolismo das proteínas, gorduras e açucares.

VITAMINA - B6 (piridoxina)

FONTE:

Atum, Figado, Banana, Maça, Batata, Levedo de cerveja, Leite e derivados, Ovos, Cereais integrais, Trigo Integral, Arroz Integral, Castanhas, Feijão, Farinha de aveia, Melancia, Abacate, Manga.  

IMPORTANCIA:

Atua em certas funções do sistema nervoso, Ativa o metabolismo protéico.

VITAMINA - B12 (cabalamina)

FONTE:

Figado, Bacalhau, Frango, Carnes vermelhas, Leite, Queijos, Ovos.

IMPORTANCIA:

Possui uma função indispensável na formação do sangue, necessária para uma boa manutenção do sistema nervoso.

VITAMINA - C (ácido ascórbico)

FONTE:

Acerola, Cajú, Goiaba, Laranja, Verduras, Pimentão Verde, Morango, Kiwi, Couve Flor, Tomate, Abacaxi, Limão, Melão, Repolho, Cenoura, Brócolis, Espinafre, Ervilha.

IMPORTANCIA:

Resistência aos Ossos, Dentes, Tendões e Paredes dos vasos sanguineos. Além disso é um poderoso antioxidante, sendo usado para transformar os radicais livres de oxigênio em formas inertes. É tambem usado na sintese de algumas moléculas que servem como hormônios ou neurotransmissores.

VITAMINA - D (calciferol)

FONTE:

Sol, Gema de ovo, Figado, Salmão, Sardinha, Atum, Bacalhau, Leite em pó.

IMPORTANCIA:

Promove a absorção de cálcio (após a exposição à luz solar), essencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes.

VITAMINA - E (tocoferol)

FONTE:

Nozes, Avelãs, Castanhas, Brócolis, Espinafre, Vagem, Batata Doce, Leite, Cereais Integrais, Aveia, Abacate, Azeite, Óleos de Milho, Girassol e Soja, Leite, Gema de ovo.

IMPORTANCIA:

Previne o dano celular, a formação de radicais livres e doenças cardiovasculares. Melhora a circulação sanguinea, Regenera tecidos, Essencial para o bom funcionamento do tecido muscular, É vital para o sangue.

VITAMINA - H (biotina)

FONTE:

Leite, Queijos, Ovos, Figado, Arroz Integral, Ervilha, Banana, Laranja, Maça, Nozes.

IMPORTANCIA:

Proteje a pele, Favorece o metabolismo das proteínas e glicídios

VITAMINA - K

FONTE:

Figado, Espinafre, Couve Flor, Repolho, Leite, Tomate, Arroz integral, Ervilha, Óleos vegetais, Sementes de soja, Chá verde, Gema de ovo, Aveia, Trigo Integral, Batatas, Aspargos, Manteiga, Queijo, Carne de vaca, Carne de Porco, Presunto, Cenoura, Milho.

IMPORTANCIA:

A vitamina K é produzida normalmente pelas bactérias dos intestinos. Tem papel muito importante na Coagulação do Sangue, indispensável ao figado para formação de protrombina. Protege os vasos sanguineos.

ÁCIDO FÓLICO

FONTE:

Carnes, Peixes, Ovos, Leite, Queijo, Figado, Trigo integral, Batata, Espinafre, Ervilha, Feijão, Cenoura, Laranja, Vegetais Folhosos.

IMPORTANCIA:

Importante para muitas reações metabólicas.


Mantenha sempre hábitos saudáveis para sua saúde e lembre-se, a Auto Medicação poderá ser extremamente prejudicial ao seu organismo. Ao Sinal de qualquer sintoma de incômodo PROCURE URGENTE AJUDA MÉDICA.

 
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